História da Comunidade

             O projeto de evangelização que deu origem à Comunidade Sagrados Corações, começou na década de 1960, no quintal da casa de Dona Zulmira Telles da Costa, a sombra de uma Parreira, onde um grupo de crianças e adolescentes se reunia semanalmente, para os encontros de oração e catequese que ali aconteciam sob a direção de Dona Zulmira. Também, todas as noites, ela atendia na sala de sua casa, casais jovens e idosos que se preparavam para a primeira comunhão, e para os sacramentos do batismo e do matrimônio, com autorização e orientação do Padre Guilherme Decaminada e do padre Luciano DalZoppo, da Igreja Nossa Senhora da Conceição. 

Clique na imagem para baixar o Jornal testemunho de fé com a fundação de nosso Paróquia.

Essa atividade evangelizadora se estende dia com visitas a doentes, idosos e famílias carentes, a quem ela ouvia, dava atenção e carinho, além da oferta de gêneros alimentícios, roupas, agasalhos e outras utilidades que angariava com pessoas amigas.  Ao encerrar  as visitas, geralmente lhes  deixava um prato com alguma guloseima que gostava muito de preparar e oferecer aos outros e assim agradar a todos.   Periodicamente, um padre acompanhava, ouvindo em confissão a quem solicitava,  dando ainda o sacramento da Eucaristia e palavras de conforto e bênção.

 Os anos foram passando e o grupo formado pelas senhoras Iara Dantas, e usa Peixoto Pinho, Juraci da Costa Guilherme e outras, sobre a liderança de Dona Zulmira e a supervisão do Padre Guilherme, continuava com compromisso, alegria e Animação a missão de evangelização levada a localidade do matadouro, Rua das Palmeiras e adjacências.

 Em 1982 Dona Zulmira faleceu mas o trabalho de evangelização continuou cada vez mais animado esperançoso.   Surgiu a necessidade de um local adequado para o trabalho que vinha sendo realizado e o Sr José Pedro da Costa, marido de Dona Zulmira, atendendo ao pedido que ela lhe fizeram muitas vezes antes de sua morte e que era repetido pelas senhoras Iara,   Ilza e Juraci, reforçado pelo apelo do Padre Guilherme, doou uma área do seu terreno, com frente para Rua Hermes da Silva, para que ali fossem construídas uma capela e uma creche, para atender as criancinhas das famílias carentes da localidade. Antes da eram no local a ela destinado, realizados diversos atos religiosos, como: encontros de oração e de catequese, reza do terço, reuniões e mensalmente, a celebração da  missa.  A capela foi gradativamente sendo construída e em 31 de agosto de 1987 a creche já construída começou a funcionar e logo em seguida, na capela com as paredes já levantadas e coberta com telhado começou a se realizar no seu interior os atos religiosos.   A consagração do altar da Capela foi realizada no dia da festa do Sagrado Coração de Jesus em 20 de junho de-1988, pelo pe Ézio Fernando Juncion, da Congregação dos Padres Estigmatinos, a qual a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição pertencia   a comunidade, já com a capela construída recebeu o nome de Sagrado Coração de Jesus Imaculado Coração de Maria e nela teve continuidade tudo que antes naquele local se realizava, além de celebrações da palavra aos sábados à noite, aos domingos no horário da manhã e as segundas-feiras à noite, quando se rezavam pelos falecidos, sempre com a presença e direção de um ministro da palavra e da Eucaristia.   Era celebrada missa sempre que havia a possibilidade da presença de um padre.

Assista Aqui na íntegra a Missa com Dom Orani

 Após 54 anos de existência ligada a congregação da ordem dos Padres Estigmatinos, em setembro de 1999, a Igreja Nossa Senhora da Conceição passou a pertencer Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, assumindo como pároco, Pe Roberto José Pinto, nela permanecendo até 26 de novembro de 2006. Padre Roberto dedicou grande atenção a Comunidade Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria para onde encaminhou o Vigário da Paróquia Pe Jorge Luiz Alves Palmeira para presidir a celebração da missa aos sábados ou domingos. Após a saída do Padre Roberto, assumiu a paróquia o Pe Jorge Pereira Bispo, que deu prosseguimento ao trabalho realizado pelo seu antecessor e  dedicou-se intensamente as comunidades tudo fazendo para o bom andamento das diversas atividades nelas realizadas. A  Comunidade Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria passou a chamar-se Sagrados Corações e a ter a presença atuante nas direções litúrgica, espiritual e administrativa de padres vigários pertencentes a paróquia, como: Pe Lélio Antônio Magalhães Sena, Pe Sílvio Cleberson Severino de Oliveira, Pe José Delfino de Araújo, Pe Thiago Azevedo Queiroz, pe Anderson Monteiro Batista, Pe Sérgio Luiz Júlio dos Santos, Padre Eraldo Leão, Padre Samuel Leonardo e atualmente nosso primeiro Pároco Padre Roberto de Castro Martins. A coordenação da comunidade desde 1990 é assumida por Sônia Maria Gomes, auxiliada por uma excelente e atuante equipe que se distribui diversas atividades que realizam com organização e comprometimento.

               Hoje, a capela torna-se pequena, devido ao grande número de pessoas que a frequenta. nela funcionam diversas pastorais e movimentos, como: pastoral da família, iniciação cristã (catequese de crianças, adolescentes, jovens e adultos, Batismo e Crisma), Apostolado da oração, Grupo de Oração, Pastoral da Juventude e atendimento a pessoas carentes. Sempre pensando no atendimento mas expansivo a localidade onde a comunidade está implantada é desejo da Coordenação criar um serviço social, apontando para o aspecto assistencial e Educacional com formação de grupos de convivência para reunir pessoas idosas oferecendo olhei atividades de crescimento pessoal, sadias, úteis e prazerosas. Assim, buscando sempre se Inovar a comunidade sagrados corações procura manter sua missão evangelizadora em constante movimentação e ultrapassando os Muros e portões, saindo ao encontro do “outros”, como nos incita o santo Papa Francisco ao longo de tudo que foi relatado fica ao conhecimento de todos a história dessa comunidade que teve início há 50 anos atrás com grande ardor, alegria, coragem e esperança. Acima de tudo com Imenso Amor e Fé no Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria..

” do Coração de Jesus, cordeiro imolado na cruz brotam o amor, o perdão e a vida para todos. “

 403 total views,  4 views today

Os comentários estão desativados.