Dia 9 de julho, dia de Santa Paulina, a primeira santa do Brasil. (Video Santa Missa & fotos)

A história de Santa Paulina se mistura com a história do Brasil. Nascida na Itália em 1865, a jovem Amábile Lúcia Visintainer não permaneceu muito no país, e antes dos 10 anos de idade emigrou para o Brasil. Em Santa Catarina, Paulina viveu sua primeira experiência de caridade com a enfermidade de sua mãe. Com o falecimento da senhora Anna Pianezzer, Paulina vivencia na sua família as primeiras iniciativas de cuidado com o próximo, trazendo a família como sua prioridade, até o segundo casamento de seu pai.

Sua vocação continua a mostrar-se, pois, com este marco, ela busca cuidar dos enfermos e outras pessoas próximas ao lugar em que residia. Nasce assim a Congregação  das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Paulina, uma das fundadoras da Congregação, confirma os seus votos e torna-se oficialmente  Irmã Paulina do Coração Agonizante de Jesus, a Madre Paulina.

Santa Paulina torna-se a Madre Superiora em 1909. Desde então, se compromete com os cuidados de pessoas idosas, órfãos e famílias de  antigos escravos. Paulina segue sua missão pelo Brasil: foi enviada para São Paulo e, posteriormente, envia outras irmãs da congregação para o Mato Grosso do Sul, à fim de cuidar dos indígenas. Elas recebem um Decreto de Louvor dado pelo Papa Pio XI, em 1933, à Congregação.

Santa Paulina morreu aos 76 anos, na Casa Geral em São Paulo, dia 9 de julho de 1942. Sua fé e amor aos pobres foram reconhecidos por brasileiros e estrangeiros. Em 19 de maio de 2002, Madre Paulina foi Canonizada. Os milagres utilizados para comprovação nos processos de beatificação e canonização ocorreram no Brasil.

A capela Santa Paulina celebra hoje sua padroeira. A missa será às 19 horas na Rua José Júlio, número 2, Santa Cruz, RJ. Santa Paulina, do Coração Agonizante de Jesus, rogai por nós!

Santa missa Realizada em nossa comunidade:

Com informações do portal Santuário de Santa Paulina

 

 85 total views,  2 views today

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe uma resposta